Seja Bem Vindo, 23 de Agosto de 2017

Turismo Alto Paraguai

Os inúmeros pontos turísticos de Alto Paraguai pode atrair visitantes, no tradicional turismo receptivo.

A Lagoa da Princesa,  principal formador do Rio Paraguai nasceu no Município. O local é muito bonito.  Incrustada no meio do Cerrado e guardada por buritizais, a Lagoa é serena e espelha a vegetação da sua margem, numa imagem inesquecível.

Segundo o escritor Teodorico Campos de Almeida, no seu livro: ‘Ruínas do Caixa-prego’, a Lagoa da Princesa é um pequeno lago perdido em pleno Cerrado e adornado por belíssimas palmeiras buritis. De profundidade acima de quarenta metros, as águas são escuras e guardam mistérios.

Segundo a lenda, a Lagoa da Princesa é o lar de um povo descendente dos habitantes da lendária Najirare Enokoa, cuja origem remonta a dias perdidos no tempo e comandados pela princesa ‘Matinane’, uma bela guerreira de pele morena, de roupas sumárias e cabelos negros, ornados por uma tiara dourada.

A princesa e sua corte foram expulsos do reino de Tihanare. Um poderoso feiticeiro matou o rei e exilou a princesa herdeira e sua corte, condenando-os a viverem nas profundezas das águas.

Além da Lagoa da Princesa, as águas do próprio Rio Paraguai, nas proximidades da Usina Pedro Pedrossian  é um local preferido pelos banhistas. Ali, anualmente é realizado um festival.

A Cachoeira do Rola é outra atração. Depois da queda, as águas formam uma piscina natural, própria para o banho e o mergulho. No Brumado são encontradas as grutas, com suas formações rochosas e abundâncias de estalactites e estalagmites. As estalactites são as formações que se originam do teto das cavernas, como pingentes de gelo, enquanto as estalagmites dão a impressão de que estão saindo do chão e se assemelham a cones.